A pandemia causada pelo novo coronavírus traz preocupação para autoridades mundiais. Por ser extremamente contagioso, a única forma de se proteger do vírus é a prevenção. No Brasil, milhares de novos casos são descobertos todos os dias, o que leva as pessoas a prestarem ainda mais atenção aos sintomas da doença.

Além dos sintomas, muitas dúvidas com relação ao tema surgem todos os dias. Uma delas é se a dor nas costas faz parte dos sintomas para o diagnóstico da doença. A dor nas costas em si não é considerada um sintoma, mas pode ser resultado do agravamento da doença, ou estar presente associado a dor muscular difusa. Outra possível causa para o surgimento da dor é que, com o início da pandemia, muitas pessoas começaram a trabalhar em casa. Com isso, alguns cargos precisaram se readequar e tarefas que, antes, exigiam mobilidade, passaram a ser realizadas de forma remota, e consequentemente, de maneira mais sedentária. Nesse caso as mudanças de rotina e ambiente podem ser as causas das dores.

Se este for o caso, algumas medidas práticas podem amenizar as dores e trazer um pouco mais de qualidade de vida neste período de quarentena. Por exemplo: prestar atenção na postura, manter o corpo ereto, evitando deixar a coluna encurvada, fazer pausas estratégicas e caminhar pela sala, alongar os membros superiores e inferiores. Se a dor persistir, o paciente deverá procurar um médico ortopedista para avaliação e tratamento adequado ao caso.

Em caso de dúvidas sobre problemas de coluna, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!