A protrusão discal é uma alteração causada pelo deslocamento do núcleo pulposo, presente em cada disco intervertebral. Ela pode estar associada à hérnia de disco e, de certa forma, está relacionada uma com a outra. Conheça as causas, sintomas e tratamentos adequados para essa condição que se manifesta em um número cada vez maior de pessoas.

O que é?

Por toda extensão da coluna vertebral encontramos os discos intervertebrais. Essa estrutura fibrosa garante a absorção de impactos, assegura maior mobilidade entre cada vértebra, sendo formados basicamente pelo anel fibroso (anulus) e por um núcleo pulposo (gel semifluido que compõe de 40% a 60% do disco). Com nosso envelhecimento o disco envelhece junto e em muitas pessoas podem apresentar a protrusão discal.

Com o desgaste do disco, o seu núcleo se desloca e empurra o anel fibroso que envolve toda estrutura. A protuberância, ou o abaulamento discal formado, por sua vez, pressiona importantes raízes nervosas, podendo causar dor, formigamento, dormência e enfraquecimento.

Caso não haja rompimento do anel fibroso, a condição pode ser descrita apenas como protrusão discal. Agora, se o núcleo pulposo ultrapassar o limite do anulo fibroso que o envolve, dá-se o nome de hérnia de disco.

Inclusive, a condição pode ser classificada de acordo com a região da coluna vertebral, podemos ter a protrusão discal cervical, protrusão discal lombar, e a a coluna torácica. Geralmente as duas primeiras são as mais recorrentes, já que comumente são as que tem maior movimentação.

Portanto, é correto afirmar que toda hérnia de disco já foi uma protrusão discal, mas nem sempre toda protrusão discal será uma hérnia de disco.

Quais as causas?

A protrusão discal está associada diretamente com o envelhecimento e com sua consequente degeneração em longo prazo. Porém, indivíduos que, regularmente, sobrecarregam a coluna vertebral, talvez tenham uma maior incidência, pacientes fumantes, sedentários e com história familiar.

Quem faz parte do grupo de risco?

As pessoas mais suscetíveis a serem acometidas pelo abaulamento discal são trabalhadores braçais. Isso se deve a sobrecarga e aos movimentos repetidos (inclinação e giro do tronco, por exemplo) realizados diariamente, o que não quer dizer que pessoas que trabalhem em escritório também não possam apresentar a doença.

Atletas de alto rendimento como halterofilistas, por exemplo, também podem manifestar a condição em médio prazo. Em virtude do peso dos halteres e das barras a coluna vertebral dos esportistas podem ser seriamente comprometidas. Por isso o acompanhamento médico, bem como o posicionamento adequado durante as atividades, se faz necessário para esses tipos de competidores.

Quais os sintomas?

Os sinais são variáveis, já que se manifestam de forma distinta em cada região. A protrusão discal cervical, por exemplo, é acompanhada de dor na região do pescoço, na face, no ombro, nos braços e dedos. Isso acontece devido à pressão do abaulamento discal sobre raízes nervosas, que se irradia por toda região dos membros superiores e do tronco.

No caso da protrusão discal lombar, a compressão nervosa se irradia para as pernas do indivíduo. Portanto, não é incomum apresentar dor, fraqueza e formigamento nas pernas, glúteos e na região genital, além de limitação dos movimentos, sendo este sintoma mais grave.

Geralmente as crises oriundas dessa lesão, principalmente a dor na coluna, são intensificadas durante a tosse, o espirro, ou em qualquer tipo de espasmo em que a musculatura das costas esteja envolvida.

Como é feito o diagnóstico?

O reconhecimento da lesão feito junto ao ortopedista e é determinado por meio de exames pontuais. Os mais comuns são radiografias e ressonâncias magnéticas. Dessa forma, será possível precisar o tipo de abaulamento e delimitar sua posição.

Quais as formas de tratamento disponíveis?

Existe uma infinidade de métodos de tratamentos que amenizam os incômodos causados pela protrusão discal. A princípio poderão ser indicados alguns anti-inflamatórios e relaxantes musculares que aliviam os sintomas. Em seguida o paciente é encaminhado para um tratamento fisioterapêutico para o equilíbrio muscular e correção da postura.

Se os sintomas persistirem, o paciente poderá ser submetido a uma abordagem cirurgia podendo esta ser pelo método convencional ou até mesmo por métodos menos invasivos, como no caso da endoscopia.

Alguns procedimentos mais novos são cada vez mais comuns para o combate aos sintomas da doença degenerativa do disco. Musculação e pilates também são essenciais, sobretudo para o fortalecimento das estruturas musculoesqueléticas.

Informações sobre prevenção

Não é muito fácil se prevenir da protrusão discal. Não exagere em atividades que demandam levantamento de pesos excessivos. Caso isso seja fundamental para sua profissão, não deixe de se atentar a postura. Inclusive para quem trabalha em casa ou escritório. A postura deve sempre estar ereta. Caso contrário, a cervical e a região lombar poderão ser comprometidas.

Se praticar musculação e exercícios que demandam esforços exacerbados, busque sempre o acompanhamento de um profissional. Seja um “personal trainer”, um fisioterapeuta ou até mesmo um médico de confiança. Lembre-se que a boa postura é fundamental para evitar agravamentos decorrentes dos discos intervertebrais.

No caso de dor lombar ou cervical com mais de duas semanas de evolução e que não melhoram com o repouso e com medicamentos simples, a visita a um médico de sua confiança se faz necessário.

protrusa discal