Com o avançar da idade é comum que mais dores apareçam pelo corpo. Os ossos e as articulações vão se desgastando e a fraqueza muscular aumenta. Uma das regiões mais afetadas é a coluna vertebral, estrutura flexível formada por várias vértebras que sustentam nosso corpo.
Entre as dores mais comuns nas colunas de idosos estão a fraturas por osteoporose e a estenose de canal. A osteoporose é a perda de cálcio nos ossos, que gera fraqueza e aumentando o risco de fraturas. Já a estenose ocorre quando há o estreitamento do canal por onde passam os nervos. O idoso também sente uma fraqueza, localizada nos membros abaixo do quadril, e o tronco tende a ficar encurvado quando está de pé.
A osteoartrite é outro motivo significativo de dor na terceira idade. Ela acontece quando há degeneração das cartilagens e as articulações ficam mais rígidas, atrapalhando o movimento do corpo e gerando incômodos na coluna durante o dia.
O tratamento dessas dores na coluna é feito, normalmente, com remédios prescritos por um médico especialista. Analgésicos e medicamentos ricos em cálcio são os mais recomendados. Além disso, é importante manter uma alimentação saudável, realizar exercícios e alongamentos que auxiliam a flexibilidade e o fortalecimento muscular e ósseo nesta fase da vida. Manter uma postura correta, tanto no momento de dormir quanto ao longo do dia, também ajuda a prevenir as dores.
Em caso de dúvidas sobre problemas de coluna, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!