A dor na nuca é comum e não costuma indicar um problema grave, sendo que além da dor o paciente pode sentir o pescoço mais tenso, inclusive dos dois lados. Algumas das principais causas da dor nessa região são:
- Estresse e ansiedade: o estresse e a ansiedade causam tensão no corpo pelo fato da pessoa tensionar os próprios músculos, fazendo com que haja dor no corpo, na nuca e na cabeça. Para que não haja dor na nuca nesses casos, é preciso buscar não apenas um ortopedista, mas também especialistas em ansiedade e estresse como psicólogos e psiquiatras.
- Má postura: a má postura está entre as principais causas de dor na nuca, isso porque quando se senta da maneira errada, principalmente no caso de pessoas que trabalham em frente ao computador, isso pode causar tensão muscular, comprimindo os nervos da coluna.
- Torcicolo ou contratura: torcicolos e contraturas também podem causar dor na nuca. Eles costumam aparecer quando há má postura durante o sono, e devido ao excesso de exercícios que envolvam as costas e os ombros.
Outras causas de dor na nuca são: sinusite, pressão alta, artrose, meningite, entre outras.
O paciente deve procurar ajuda médica nos seguintes casos:
- Quando a dor na nuca não permite que as atividades do dia a dia sejam realizadas;
- Quando demora mais de 48 horas para passar;
- Quando há dor no peito ou palpitações;
- Quando há vômito;
- Quando há febre acima dos 38ºC.