A fibromialgia é uma dor frequente em vários lugares do corpo, entre eles a coluna. Além da dor generalizada, a pessoa também pode sentir fadiga, dificuldade para dormir, além de transtornos de humor, como...
A fibromialgia é uma dor frequente em vários lugares do corpo, entre eles a coluna. Além da dor generalizada, a pessoa também pode sentir fadiga, dificuldade para dormir, além de transtornos de humor, como ansiedade e depressão. Para confirmar uma fibromialgia, as dores precisam estar presentes por mais de três meses.
O caso é muito mais comum em mulheres, entre 35 e 50 anos, e está relacionado ao sistema nervoso central. A dor normalmente é intensa, mas não deixa inflamações ou deformações físicas no corpo. Além da coluna, a pessoa pode sentir dores nas seguintes partes do corpo: pescoço, ombro, peito, cotovelo, quadril e joelhos.
Não há uma causa específica para a fibromialgia, porém a falta de serotonina no organismo e o sedentarismo ajudam na manifestação da dor. Como a confirmação de um caso não é simples, a melhor maneira de saber se está com fibromialgia é indo ao ortopedista, que, se julgar necessário, encaminhará o paciente para um reumatologista.
O tratamento para as dores deve ser composto por atividades físicas, massagens, acupuntura, analgésicos e antidepressivos, boas noites de sono, dietas mais saudáveis lembrando que nenhuma pessoa deve se automedicar.
Se você tem fibromialgia, evite carregar pesos, tente dormir bem em locais escuros, busque ao máximo não se estressar, além de procurar por uma ajuda psicológica, já que a doença pode trazer sintomas como as já citadas depressão e ansiedade. Pois o convívio com a dor constante impacta no humor de qualquer pessoa
Em caso de dúvidas sobre problemas de coluna, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!
La columna rota 1944
Esta obra de arte da artista Frida Kahlo consegue representar a dor de um paciente com fibromialgia