Artigos
Slide background

Osteoporose na coluna pode causar dores agudas e crônicas, além de fraturas na região. A doença não tem cura, mas pode ser controlada com exercícios, boa alimentação e acompanhamento constante do reumatologista e do ortopedista.

Você já deve ter ouvido falar em dores nos ossos, e Osteoporose.  Não é à toa que ela é tão famosa: Nos Estados Unidos, só em 2016, 10 milhões de americanos com mais de 50 anos sofriam com a doença.

Uma das regiões afetadas com a osteoporose é a coluna vertebral e não é incomum que os pacientes apresentem dores fortes no local. Devido a sua incidência na população, vamos falar um pouco mais sobre a Osteoporose na coluna, uma das mais comuns e que mais causam fraturas nos pacientes.

A Osteoporose é a perda acelerada da massa óssea, diminuindo a absorção de minerais e cálcio pelos ossos, ou seja, a osteoporose é a fragilidade do esqueleto humano. O surgimento da doença é gradativo e nos casos mais brandos ela é chamada de Osteopenia.

Quais as causas e Grupo de risco?

A Osteoporose em tem sua maior incidência nas mulheres. Três em cada quatro casos ocorrem em pacientes do gênero feminino e uma a cada quatro mulheres acima dos 50 anos ira desenvolver a doença.

A incidência muito maior nas mulheres e explicada por conta da queda dos níveis do hormônio estrogênio no corpo, principal causa da doença. Ele é comumente secretado pelos ovários e, após a menopausa, a fabricação desse hormônio cessa propiciando um “ambiente favorável” para a Osteoporose. Existem outras causas, como o uso de corticoides e defasagem de cálcio no organismo.

Quais são os sintomas da Osteoporose na coluna?

Um dos principais sintomas dos pacientes que tem Osteoporose na coluna é a dor.

Os pacientes que sofrem uma fratura vertebral apresentam uma dor aguda na região e têm dificuldades para realizar as tarefas mais simples. Já a dor crônica é um resultado provável em pacientes que possuem a doença e tiveram diversas microfraturas que passaram despercebidas., isto se justifica porque 30% das fraturas podem ser assintomáticas piorando ainda mais o quadro da doença.

Outro sintoma da Osteoporose na coluna é a diminuição da altura. As fraturas da coluna, que também são conhecidas como fraturas por compressão, causam um colapso na região causando a diminuição da altura do paciente.

Como é realizado o diagnóstico da Osteoporose na coluna?

O diagnostico da osteoporose e feito pela densitometria óssea. O diagnóstico das fraturas da coluna é realizado por meio de radiografia. O médico ortopedista pode solicitar também uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética para obter um diagnóstico mais seguro.

tomografia com fratura por osteoporose grave

Tomografia Computadorizada onde é possível ver uma grave fratura da coluna por causa da Osteoporose 

Mas o mais importante nos casos de Osteoporose é a prevenção. Se você se encaixa em algum grupo de risco, é bom realizar o exame de Densitometria Óssea, que mede a densidade óssea da coluna, quadris e punhos. Assim, o especialista consegue avaliar se o “peso” dos seus ossos está normal ou se existe alguma alteração.

Quais são os tratamentos para a Osteoporose na coluna?

A Osteoporose na coluna não tem cura, mas a perda da massa óssea pode ser retardada com tratamentos diversos: boa alimentação, exercícios e remédios.

É importante ter uma dieta rica em cálcio consumindo de maneira variada os laticínios, o gergelim e verduras verde-escuras, por exemplo. O ideal é procurar um nutricionista e manter a alimentação regulada, realizando um tratamento preventivo.

Os exercícios, assim como em diversas outras áreas da medicina, são indicados como prevenção e tratamento. Converse com o seu ortopedista e busque a orientação correta para prevenir a doença ou controlar os sintomas (contando, muitas vezes, com o auxilio de um fisioterapeuta, educadores físicos).

Também é importante tomar um solzinho pela manha ou final da tarde para absorver a Vitamina D, que fica um pouco esquecida por pessoas que moram em grandes centros urbanos. Ela também faz diferença na prevenção e tratamento da doença.

Nos casos de fraturas na coluna, o tratamento mais comumente indicado é o conservador, com uso de coletes para estabilizar a coluna vertebral durante o processo de cicatrização óssea. Para aliviar as dores, o médico especialista pode indicar analgésicos.

Alguns tipos de fratura mais graves podem ter indicação cirúrgica. A primeira opção é sempre tentar os procedimentos menos invasivos, como a cifoplastia (injeção de cimento). Em último caso, dependendo da instabilidade ou do risco de se ter um dano neurológico associado, a cirurgia aberta pode ser recomendada.

Slide background
Slide background

L&L Ortopedia

telefone

R. Coronel Irineu de Castro, 43 - Cj. 1102
Jd. Anália Franco - São Paulo, SP
03333-050
Como chegar

Hospital Sírio Libanês

Hospital Sírio Libanês

telefone

Rua Dona Adma Jafet, 115
Bela Vista - São Paulo - SP
01308-050
Como chegar

Horário de atendimento

Segunda-feira: Das 8:00 às 12:00 | Das 19:30 às 21:00

Terça-feira: Das 8:00 às 12:00 | Das 19:30 às 21:00

Quarta-feira: Das 19:30 às 21:00

Quinta-feira: Das 19:30 às 21:00

Sexta-feira: Das 8:00 às 12:00