A dor na região lombar, também conhecida como lombalgia, é muito comum: afetando 7 em cada 10 pessoas. Dentre algumas das causas mais comuns relacionadas à dor lombar, estão: envelhecimento, sedentarismo, má postura, obesidade e perda de massa muscular. Mas o que fazer para aliviar as dores na região? Aqui vão algumas dicas:
1. Melhore a postura
Estar na postura correta, seja quando se está em pé ou sentado, ajuda a evitar as dores, e também a atenuá-las quando elas já estão presentes. Caso você possua dúvidas de como manter a postura ideal, procure a orientação de um profissional especialista, como um fisioterapeuta.
2. Alongue-se
Como já dito, uma das causas da dor lombar é a má postura. Fazer alongamento para as costas ajuda a evitar a tensão muscular e as dores. Antes e depois dos exercícios e, durante o trabalho, lembre-se do alongamento.
3. Fortaleça os seus músculos
A dor nas costas também pode estar associada à fraqueza muscular: com a autorização médica e a orientação necessária, faça exercícios para aumentar a sustentação na área lombar. Exercícios feitos para a região do abdômen, glúteo e paravertebral são alguns deles.
4. Faça compressas mornas
A compressa morna tem a função de relaxar os músculos ao aumentar o fluxo sanguíneo, ideal para tratar dores. Recomenda-se a aplicação por cerca de 20 minutos e sempre em uma temperatura tolerável para a pele.
5. Durma em uma posição confortável
Muitas vezes a dor lombar aparece porque dormimos de um jeito errado. O correto é deitar de lado, ou de barriga para cima. E os joelhos devem sempre ter um apoio: seja debaixo deles (ao dormir de barriga para cima) ou entre eles (ao dormir de lado).
É importante ressaltar que outras medidas como ter um peso estável, evitar o estresse e hábitos nocivos como consumo excessivo de bebidas alcoólicas e fumo também podem ajudar a evitar dores na região lombar. Evite qualquer tipo de automedicação quando sentir dor nas costas: procure sempre ajuda profissional.
Em caso de dúvidas, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!