Blog
Slide background

Ainda existe muita especulação a respeito dessa condição e, por isso, vou desmistifica agora algumas dúvidas sobre a escoliose.

 Existe apenas um tipo de escoliose? Mito – Existem vários tipos de escoliose, sendo os próximos quatro os mais frequentes: idiopática, aquela que ainda não sabemos a causa, sendo a mais comum de todas; a neuromuscular, proveniente da fraqueza muscular; a congênita, bem mais rara, onde a criança já nasce com o problema, e as associadas à neurofibromatose, que são os tumores benignos que acontecem na coluna e podem estar presentes em todo o corpo.

 Quem tem escoliose não pode fazer qualquer exercício físico? Mito – É importante fazer exercícios sim, mas deve-se tomar cuidado com as modalidades que causam maior impacto na coluna ou que exigem mais esforço. Porém, as atividades físicas melhoram muito as condições de saúde de quem tem escoliose.

 Carregar peso nas costas provoca escoliose? Mito - Este é um dos mitos mais famosos a respeito da escoliose. Usar mochilas muito pesadas não gera a escoliose, mas pode causar dores por fadiga muscular e, em decorrência disso, uma alteração da postura. A dor normalmente é causada pela sobrecarga mecânica. 

A escoliose nem sempre provoca dor? Verdade - Por mais estranho que pareça, a escoliose pode passar despercebida por toda a infância e adolescência, já que o problema não causar dor. O mais comum é que a condição leve a dores, principalmente lombares, mas principalmente na fase adulta. Porém, ainda existem algumas controvérsias, pois alguns trabalhos mostram que muitas vezes a presença de dor nas costas é muito parecida entre os portadores de escoliose e também nas pessoas sem deformidades da coluna. 

 Escoliose não causa qualquer interferência na gravidez e no parto? Mito - Naturalmente, as mulheres sentem dores nas costas durante a gravidez por decorrência do peso do bebê, mas no caso das que já têm escoliose, a dor pode ser agravada, sim.

 Praticar natação ajuda no tratamento da escoliose? Verdade - A natação não corrige a curva escoliótica, mas o exercício é benéfico porque além de trabalhar o fortalecimento muscular, promove o alongamento de forma equilibrada, utilizando os dois lados com a mesma intensidade. Melhorando, assim, a capacidade respiratória, já que pode ser comprometida pela própria natureza da deformidade. 

 A cirurgia é o único tratamento para a escoliose? Mito – Quando diagnosticada na infância ou adolescência, a escoliose pode ser tratada com coletes e atividades físicas. Porém, em casos mais acentuados, normalmente com curvas acima de 40° a 45°, a cirurgia é indicada. 

Uma boa dica para quem tem dúvidas e acha que pode estar com escoliose é abaixar-se com as pernas esticadas e observar possíveis assimetrias na coluna. Se houver alguma alteração, não hesite em procurar um ortopedista especialista em coluna. Assim, é possível fazer um diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para que este  seja iniciado o quanto antes. 

Slide background
Slide background

L&L Ortopedia

telefone

R. Coronel Irineu de Castro, 43 - Cj. 1102
Jd. Anália Franco - São Paulo, SP
03333-050
Como chegar

Hospital Sírio Libanês

Hospital Sírio Libanês

telefone

Rua Dona Adma Jafet, 115
Bela Vista - São Paulo - SP
01308-050
Como chegar

Horário de atendimento

Segunda-feira: Das 8:00 às 12:00 | Das 19:30 às 21:00

Terça-feira: Das 8:00 às 12:00 | Das 19:30 às 21:00

Quarta-feira: Das 19:30 às 21:00

Quinta-feira: Das 19:30 às 21:00

Sexta-feira: Das 8:00 às 12:00