Com o advento dos smartphones, tablets e outras tecnologias modernas, associadas a uma posição errada e ao Sedentarismo, observamos um aumento importante no número de indivíduos que apresentam dores na coluna cervical.
A coluna cervical é composta por sete vértebras e seis discos intervertebrais. Cujas funções mais importantes são a sustentação e a movimentação da cabeça. Sua anatomia é extremamente complexa e permite que os mais variados movimentos sejam realizados, esta mesma complexidade a torna mais frágil e suscetível a inúmeras doenças.
A utilização de computadores e smartphones tão comuns em nosso dia a dia estão sobrecarregando e prejudicando nossa coluna. Atualmente, as pessoas estão olhando mais para baixo do que para frente, tanto adultos quanto adolescentes e até mesmo crianças.
O ideal é conseguirmos adequar toda esta tecnologia que nos conecta ao mundo de forma que não prejudique nossa relação com quem está próximo e com a nossa saúde.
Manter a posição da cabeça o mais horizontal possível, manter celulares e tablets o mais distantes possível do corpo para que não tenhamos uma posição viciosa, são dicas extremamente úteis. Abaixo você pode ver dois exames de Raio-X onde observamos a coluna de alguém que olha para baixo e depois para frente, e podemos visualizar a mudança brutal na posição da mesma.
Se você se encaixou na descrição acima, não desanime, trate de corrigir sua postura e caso não melhore procure um especialista pra que ele possa indicar o melhor tratamento.