A dor nas costas vem acometendo um grande número de indivíduos, pelo menos 90% das pessoas, em algum momento, irão apresentar essa dor e metade delas continuarão com a dor, sendo que esta poderá se tornar persistente por meses ou até anos.
Assim como a dor nas costas, a obesidade e o sobrepeso também estão aumentando, tanto em crianças como em adultos, muitas vezes pelo acesso rápido e fácil, alimentos não saudáveis associados a pouca atividade física.
A coluna vertebral é responsável pela sustentação do corpo, e a obesidade causa uma sobrecarga em toda a coluna, mais acentuada no segmento lombar, gerando problemas mecânicos e consequentemente dolorosos, associando a um desgaste precoce, e podendo até surgir hérnias de disco.
A prática de esportes, uma alimentação saudável e a diminuição da gordura abdominal, sem dúvidas são fatores que influenciam positivamente no tratamento e prevenção da dor lombar. Porém lembramos que dor lombar que não melhora com mais de três dias e que não responde ao tratamento deve ser sempre avaliadas por um especialista, pois existem inúmeras doenças que podem causar dor nas costas.