Quando uma criança ou adolescente afirma que está com dor nas costas, os pais geralmente associam este sintoma ao uso da mochila ou da postura ruim e até a algum trauma que a criança não falou por medo de repreensão. Porém estes pequenos também podem apresentar problemas na coluna vertebral.
Na vigência de uma dor com duração maior que 5 dias, os pais deve 'acender uma luz de preocupação', ficar atentos e procurar ajuda da Medicina. Um especialista, através de um exame físico detalhado e com a solicitação dos exames de imagem mais indicados, pode obter um diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais eficaz.
Hérnias de disco, infecções da coluna, escorregamentos vertebrais e até mesmo tumores da coluna são alguns dos problemas que nossos jovens podem apresentar na coluna vertebral. Cabendo ao médico diagnostica e direcionar o melhor tratamento para o caso em questão.
Quando os jovens reclamarem de dor nas costas, é muito importante parar e escutar, pois a dor é um sinal de que algo não está bem. O corpo sinaliza que alguma atitude deve ser tomada, e sem dúvida, quando mais cedo se chegar ao diagnóstico da causa dolorosa, mais fácil será o tratamento.