A cirurgia da coluna vertebral é motivo de preocupação para pacientes e familiares, devido aos mitos e riscos que a rodeiam, porém, em algumas situações, devido principalmente à dor, o paciente não tem outra opção.
Com o objetivo de reduzir o tempo de internação, o que acarreta diminuição dos custos e uma redução no risco de infecção hospitalar, além da diminuição das complicações, surgiram as cirurgias minimamente invasivas da coluna, onde o paciente poderá ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte.
A cirurgia da coluna lombar já pode ser realizada com esta técnica, no qual tem se obtido ótimos resultados. Os procedimentos minimamente invasivos são: bloqueios anestésicos com agulhas guiadas por Raio-X e cirurgias endoscópicas feitas com o auxílio de câmeras de vídeo.
Na maioria das vezes estes procedimentos são feitos com anestesia local e uma sedação leve o que tranquiliza todos os envolvidos, pois a anestesia geral é sempre um risco a mais. Estas abordagens podem ser consideradas um grande avanço na Medicina e, quando indicadas adequadamente, trazem inúmeros benefícios para todos: pacientes, familiares e médicos. Porém, o mais importante nesta modalidade cirúrgica é a indicação, que deve ser feita somente por um especialista que, diante do quadro de cada paciente, avaliará a melhor técnica a ser utilizada.