Na realidade, o repouso deve ser breve, pois a prática de atividade física supervisionada e o uso do medicamento correto melhora os sintomas em 95% dos casos. Porém, para quem se encaixa nos 5% restantes, ainda existem algumas possibilidades terapêuticas mais direcionadas.
Uma das causas da dor lombar pode ser o desgaste do disco intervertebral, amortecedor localizado entre cada vértebra móvel de nosso corpo, responsável por absorver e distribuir as forças em nosso movimento diário, o que pode gerar a hérnia de disco.
Quando isso ocorre, os sintomas mais comuns são dormências, queimação, dor e, em casos mais severos, a perda da função motora. E na contramão do que muitos pensam, a hérnia de disco não atinge somente as pessoas mais velhas, e sim de jovens entre 20 e 40 anos, principalmente.
Indicações de Cirurgia
A operação da hérnia de disco é um procedimento indicado em três situações:
- Em caso de dor intratável recorrente em pacientes que passam pelos tratamentos clínicos sem resultado, com perda da qualidade de vida e sinais de toxidade pelo excesso de medicação;
- Perda da força de um dos membros de maneira progressiva;
- E por fim a mais rara, denominada Síndrome da Cauda Equina, caracterizada pela perda da sensibilidade na região genital associada à incontinência urinária e fecal, que se não for tratada de maneira rápida pode gerar sequelas definitivas.
Por isso, ao sentir uma dor por mais de três dias que não reage ao uso de analgésico, o recomendado é procurar um médico especialista para indicar o tratamento ideal.