Ao escolher a mochila, os pais devem ter em mente alguns pontos importantes: a mochila vazia deve ser leve, o ideal é que ela tenha duas tiras, pois as com apenas uma tira a distribuição do peso não é uniforme, e deve ter alças acolchoadas e reguláveis.
As mochilas com rodinha podem ser uma alternativa, porém também merecem muito cuidado, pois uma alça muito baixa, além de causar uma influencia na maneira como a criança anda, leva a uma sobrecarga na coluna, devendo a altura ser calculada de acordo com que a criança ao puxar fique com a coluna reta.
O ideal é que o peso máximo da mochila varie entre 10 a 15% do peso corporal da criança, pois pesos superiores podem prejudicar a coluna, favorecer um quadro doloroso precoce, existem algumas pesquisas que sugerem que o peso influencia em um desgaste mais precoce dos discos intervertebrais.
O uso da mochila é importante e seu uso irá continuar, sendo importante para que os pais fiscalizem a mochilas dos seus filhos conferindo o peso e sempre checando se as crianças não estão levando peso desnecessário.