Blog
Slide background

Se você sofre de dores crônicas na coluna e já tentou diversas formas de tratamento sem sucesso, pode ser que a infiltração na coluna seja uma opção para aliviar os sintomas.

tratamento de dor na coluna como a infiltracao pode ajudar

A infiltração na coluna é um procedimento médico que consiste na aplicação de medicamentos diretamente na coluna vertebral, com o objetivo de aliviar a dor e inflamação. Esses medicamentos podem incluir anti-inflamatórios, anestésicos locais e corticosteroides. A infiltração pode ser realizada em diferentes partes da coluna, dependendo do local da dor.

Esse procedimento pode ser indicada para pacientes que sofrem de dores crônicas na coluna e não obtiveram sucesso com outras formas de tratamento, como fisioterapia e medicamentos por via oral. Ela pode ser utilizada no tratamento de diversas condições, como hérnia de disco, estenose do canal lombar, artrite reumatoide e fibromialgia.

Como é feito o procedimento?

A infiltração na coluna é realizada por um ortopedista especialista em coluna. O procedimento é realizado com o paciente deitado de bruços em uma maca, sob anestesia local ou sedação consciente. O médico utiliza uma agulha fina para injetar os medicamentos na coluna, guiado por um aparelho de imagem, como raio-x ou ultrassom, para garantir que a medicação seja aplicada no local correto.

Nesta imagem e possível ver as agulhas no local correto para a aplicação do medicamento,

Quanto tempo dura o efeito?

O efeito da infiltração na coluna pode variar de paciente para paciente e depende do tipo de medicamento utilizado. Em geral, o alívio da dor pode ser sentido logo após o procedimento e durar de semanas a meses. Em alguns casos, pode ser necessário repetir a infiltração após esse período.

Quem deve evitar realizar o procedimento?

A infiltração na coluna pode não ser recomendada em alguns casos, como gestantes, pacientes com infecção ativa, alergia aos medicamentos utilizados ou problemas de coagulação sanguínea. É importante que o paciente informe ao ortopedista especialista em coluna sobre qualquer condição de saúde pré-existente e medicamentos que esteja tomando antes de realizar o procedimento.

Como é a recuperação após a infiltração na coluna?

Após o procedimento, o paciente deve ficar em repouso por algumas horas e evitar atividades físicas intensas por alguns dias. É normal sentir um pouco de dor no local da injeção, mas isso deve diminuir ao longo do tempo. O ortopedista irá orientar sobre o uso de medicamentos para alívio da dor e possíveis cuidados adicionais.

Slide background
Slide background

L&L Ortopedia

telefone

R. Coronel Irineu de Castro, 43 - Cj. 1102
Jd. Anália Franco - São Paulo, SP
03333-050
Como chegar

Hospital Sírio Libanês

Hospital Sírio Libanês

telefone

Rua Dona Adma Jafet, 115
Bela Vista - São Paulo - SP
01308-050
Como chegar

Horário de atendimento

Segunda-feira: Das 8:00 às 12:00 | Das 19:30 às 21:00

Terça-feira: Das 8:00 às 12:00 | Das 19:30 às 21:00

Quarta-feira: Das 19:30 às 21:00

Quinta-feira: Das 19:30 às 21:00

Sexta-feira: Das 8:00 às 12:00