Por definição, a palavra estenose quer dizer estreitamento de um canal/duto do corpo humano. É como se um tubo fosse pressionado e o espaço interno para os fios (ou outros elementos que existem dentro desse tubo)...
Por definição, a palavra estenose quer dizer estreitamento de um canal/duto do corpo humano. É como se um tubo fosse pressionado e o espaço interno para os fios (ou outros elementos que existem dentro desse tubo) acabasse reduzido. A estenose de canal é este estreitamento no canal espinhal, ou seja, na região das coluna.
No canal espinhal estão a medula e nervos. O estreitamento pode comprimir tanto a medula espinhal quanto as terminações nervosas. A estenose de canal está muito ligada ao avanço da idade. Isso por conta do envelhecimento natural e mudanças do corpo, e também por outras condições na mesma região que podem estar associadas, como a escoliose.
Os sintomas da estenose de canal são diversos – e a intensidade deles mostra a gravidade do caso. Alguns pacientes apresentam dores que começam nas costas, na região lombar, e irradiam para as pernas. Também é possível ter dores nas costas que se intensificam quando a pessoa anda. Formigamento e pequenos choques podem aparecer em algumas pessoas, assim como problemas na bexiga ou intestino (dificuldades para urinar e evacuar).
Mesmo com poucos sinais, é importante buscar ajuda médica, possibilitando um diagnóstico precoce. A identificação da estenose de canal se dá pela junção do exame clínico, análise de sintomas, histórico de outras doenças e exames de imagem.
Os casos mais brandos, com sinais leves, geralmente são tratados com medicação, e reabilitação. Os quadros graves podem ser encaminhados para a cirurgia a fim de descomprimir as áreas afetadas.
Tomografia da coluna.
Foto da esquerda canal vertebral normal, foto da direita canal com diminuição do diâmetro.
Em caso de dúvidas sobre problemas de coluna, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!
(11) 2672-2024
(11) 2076-1069
(11) 99862-5122