A hipercifose, apesar de ser uma condição comum em idosos pela perda da capacidade muscular, diminuição da altura dos discos intervertebrais, causa a curvatura exagerada da coluna, prejudicando muito...
A hipercifose, apesar de ser uma condição comum em idosos pela perda da capacidade muscular, diminuição da altura dos discos intervertebrais, causa a curvatura exagerada da coluna, prejudicando muito a mobilidade e, consequentemente, aumentando o risco de quedas e fraturas. Ela pode ocorrer por vários fatores, entre eles os mais comuns são:
- Má postura;
- Doenças degenerativas que acometem a coluna;
- Osteoporoses;
- Fatores genéticos;
- Doenças neuromusculares;
- Fraturas.
Com o avanço da idade essas causas podem se agravar ainda mais, por isso é importante estar atento aos sintomas que vão desde a locomoção mais lenta até dificuldade para respirar (nos casos mais críticos da condição). Entre os sintomas encontram-se ainda: dor constante na parte média ou superior das costas; perda de equilíbrio com frequência; e fadiga.
Os pacientes que se encontram nessas condições devem procurar o médico especialista em coluna para confirmar o diagnóstico. O tratamento pode incluir técnicas de correção postural e fisioterapia, feitas a fim de amenizar as consequências dos danos posturais e diminuir as dores, aumentando a qualidade de vida de cada paciente. Além disso, a realização do tratamento diminui os riscos de queda, fraturas e limitações funcionais decorrentes dessa condição.
Intervenções cirúrgicas nesses casos são raramente recomendadas, mas podem ser usadas como alternativa quando o desvio da coluna é muito acentuado, se a condição se agravar a ponto de provocar problemas neurológicos, ou se os tratamentos utilizados não forem eficazes.
Uma avaliação médica também deve ser recomendada, pois como leva a alterações do equilíbrio e da capacidade de andar, pode camuflar a Doença de Parkinson.
Em caso de dúvidas sobre problemas de coluna, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!
Rx com uma Cifose grave que necessitou de uma abordagem cirúrgica