As dores nas costas são uma queixa muito comum nos consultórios de ortopedia, e as mulheres tendem a sofrer mais com este problema do que os homens. Isso se deve a inúmeros fatores como estresse emocional...
As dores nas costas são uma queixa muito comum nos consultórios de ortopedia, e as mulheres tendem a sofrer mais com este problema do que os homens. Isso se deve a inúmeros fatores como estresse emocional, ciclo menstrual, especificidades genéticas, e até por usar bolsas pesadas e sapatos de salto.
Além de estar associada a maus hábitos como sedentarismo, obesidade e tabagismo, as dores nas costas também podem estar ligadas a patologias como câncer, fibromialgia, depressão, hérnia de disco, artrite, osteoartrose, cálculo renal, entre outras.
A endometriose e gravidez também podem causar dores. Nas mulheres, os seios volumosos podem acabar sendo um fator de dor nas costas, isso porque o peso faz com que a coluna se curve para frente. Algumas mulheres precisam, inclusive, fazer cirurgia para a redução das mamas.
Os acessórios como bolsas e sapatos precisam ser usados com cuidado para não causar, também, dores nas costas. Bolsas de um ombro só e com muito peso sobrecarregam e desequilibram a musculatura da região, além de facilitarem os desgastes das estruturas das costas podendo, inclusive, causar hérnias de disco. Já os sapatos de salto alto com mais de quatro centímetros também acabam sendo vilões, se usados diariamente e por muitas horas. Isso porque eles podem causar o encurtamento da panturrilha, gerando dores na coluna e nos pés.
Outros fatores incluem:
- Postura inadequada;
- Exercícios físicos praticados sem a orientação de um profissional;
- Noites mal dormidas;
- Tabagismo;
- Estresse.
Ao sentir dores nas costas, a recomendação é procurar um médico ortopedista especialista em coluna para que ele possa fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento, dependendo de cada caso.
Em caso de dúvidas sobre problemas de coluna, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!