Os idosos tendem a ter mais problemas de coluna: isso ocorre devido a alterações degenerativas típicas da idade. Diminuição da massa óssea e fraqueza muscular são alguns dos motivos associados a dores nas costas.
As causas das dores na coluna podem estar associadas a outras patologias que não são, necessariamente, problemas específicos de coluna, mas que acabam por afetá-la. Dentro desse grupo estão doenças como o reumatismo. Doenças que degeneram as células do sistema nervoso, como o Parkinson, também podem causar dores na região.
Um dos problemas de coluna mais comuns na terceira idade é a estenose de canal: um estreitamento do canal espinhal que pode comprimir a medula espinhal e /ou os nervos próximos. O paciente sente dor, dormência e fraqueza muscular. É possível que também haja comprometimento do controle da bexiga e do intestino.
Outro problema comum em idosos é a fratura na coluna, muitas vezes associada a um quadro de osteoporose. Justamente pela perda de cálcio, a fraqueza dos ossos é maior. Este tipo de fratura costuma ser mais comum na coluna torácica e lombar (parte mais baixa da coluna).
O tratamento é, na maioria das vezes, conservador. Práticas como manter uma postura correta, praticar exercícios regularmente e ter uma dieta balanceada são essenciais na prevenção das dores.
Em caso de dúvidas sobre problemas de coluna, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!
Figura onde podemos observar a diferença entre os diâmetros do canal vertebral. Na imagem da esquerda um canal normal e a direita um canal com estenose de canal lombar