O que é?
A artrose é uma doença degenerativa causada pelo desgaste dos tecidos que compõem revestem as articulações, chamados de cartilagens. Também conhecida como espondilose (termo que caracteriza não só a artrose, mas também outras degenerações na região), a doença pode atingir uma ou mais localizações da coluna. Sendo assim, o paciente pode apresentar artrose cervical, artrose torácica e artrose lombar.
Atualmente, não existe cura para a artrose na coluna, mas diversos tratamentos podem ajudar a amenizar os sintomas e proporcionar qualidade de vida para o paciente.
Quais são as causas da artrose na coluna?
A principal causa da artrose na coluna é o envelhecimento, devido ao desgaste natural das articulações. No entanto, existem outros fatores que resultam na doença:
- Excesso de exercícios físicos e sem supervisão correta;
- Movimentos repetitivos;
- Predisposição genética;
- Traumatismo;
- Obesidade.
- Tabagismo.
Profissionais que passam muito tempo em posições de risco (sentados ou curvados, por exemplo) também podem desenvolver a doença com mais facilidade, como taxistas, motoristas de transportes coletivos e trabalhadores rurais.
Apesar de ser mais comum em idosos, a artrose na coluna também pode acometer pacientes jovens. A diferença é que, nessas pessoas, os sintomas podem demorar a se manifestar, possibilitando a detecção da doença apenas anos mais tarde.
Quais são os sintomas?
A dor nas costas é um dos sintomas mais comuns da artrose na coluna, mas eles podem variar de acordo com a região afetada.
Artrose Cervical
Os pacientes que apresentam artrose na coluna cervical podem apresentar cervicalgia (dor na região do pescoço), torcicolo e dor que irradia para ombros, mãos, braços e escápulas. Em alguns casos, pode ocorrer formigamento ou dormência.
Artrose Lombar
Essa é uma das regiões que mais apresenta artrose na coluna. Isso acontece por conta da alta mobilidade e também por ser um local que suporta o peso do corpo.
Os pacientes que apresentam artrose lombar costumam ser mais velhos e se queixam de dor nas costas (lombalgia) e rigidez na área. Também é comum o surgimento de dor ciática e em casos mais severos dificuldade para se movimentar.
Artrose Torácica ou Dorsal
Essa é a região menos atingida e que causa menos sintomas. Ainda assim, os pacientes podem apresentar dor no local e irradiação dessa dor para as costelas.
Como é feito o diagnóstico?
Dores na coluna não devem ser ignoradas ou encaradas como “normais”. O primeiro passo para um diagnóstico assertivo é procurar um médico especialista em coluna.
O especialista fará uma série de perguntas para conhecer os sintomas do paciente, um exame clínico e, depois, partirá para os exames de imagem necessários (radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada). Em alguns casos, o médico pode solicitar mais exames, como os de sangue, para descartar outras doenças que podem ter causas semelhantes às da artrose, como doenças reumáticas.
Tratamento
A artrose na coluna é uma doença degenerativa e não tem cura, mas com o diagnóstico correto, o médico pode indicar o melhor tratamento para aliviar os sintomas e diminuir os riscos de complicações.
Em geral, a doença é tratada com uma combinação de fisioterapia, exercícios orientados (como a natação) e medicamentos. No período de tratamento, é importante não pegar peso e ficar atento para evitar posturas incorretas que possam agravar o quadro.
Em casa, o paciente pode procurar repousar, fazer compressas de bolsa morna e usar um travesseiro no meio das pernas para dormir (no caso das artroses lombares). Pilates e acupuntura também podem ser boas indicações (nesse caso é importante conversar com o médico para conhecer os benefícios e saber se é o tratamento mais indicado para o caso).
Raramente as cirurgias são indicadas para tratar artrose na coluna, mas, em alguns casos, o procedimento pode ocorrer para descomprimir nervos e estabilizar a coluna.
Prevenção
Grande parte da população mundial vai apresentar, em menor ou maior escala, artrose na coluna. Por isso, uma das dicas mais preciosas é a prevenção.
Exercícios de fortalecimento com orientação profissional, natação, exercícios de isometria, cuidados para não permanecer muito tempo em posturas de risco, uso de calçados confortáveis e controle de peso estão entre as principais dicas para quem quer evitar desconfortos no futuro.
É importante também observar com frequência as condições dos colchões e cadeiras usados no dia a dia – ambos devem estar firmes.
Chamada
“A artrose na coluna é causada, na maioria dos casos, pelo desgaste natural das cartilagens que revestem as articulações da região. Por ser degenerativa, a doença não tem cura, mas pode ter os sintomas amenizados com diversos tratamentos”.