O colchão deve ser o mais confortável possível, pode ser de mola, com uma vida útil de aproximadamente 10 anos ou de espuma com uma vida útil menor, algo em torno de 5 anos.
Quando for adquirir um colchão, alguns dados são necessários; como peso e altura da pessoa que vai usar, para que a densidade da espuma possa ser escolhida corretamente. Colchões muito baixos, também são prejudiciais. No momento que o colchão começa a ter deformidade fixas, perdendo sua forma original talvez esteja na hora de providenciar sua troca.
Os travesseiros, também são muito importantes na condução de um sono equilibrado. A vida média de um travesseiro é de dois anos, a altura depende como a pessoa dorme, se normamente dorme de costas, um travesseiro baixo é mais indicado, porém se dorme de lado, um travesseiro mais alto faz-se necessário para manter a cabeça reta com o restante do corpo evitando a formação de deformidades da coluna cervical.
Na grande maioria das vezes, orientações simples resolvem o problema, porém se o paciente tem doenças já estabelecidas da coluna, ou limitações também devido a coluna; a visita a um especialista pode ser necessária.