As dores nas costas são frequentes em muitas pessoas, porém a coluna travada pode ser o sinal de algum problema crônico na região. Quando os quadros de dor se tornam frequentes e intensos, incapacitando a pessoa de realizar atividades básicas, isso pode levar ao travamento da coluna, que imobiliza o paciente por certo tempo.
O corpo “trava” a coluna como meio de defesa: assim é possível estabilizar a área lesionada, impedindo que o agravamento seja ainda maior – muitas vezes isso ocorre por pinçamento no nervo. A coluna travada está associada normalmente a um problema mecânico postural, ou degenerativo.
É importante procurar um médico ortopedista, que irá realizar exame físico e analisar o histórico do paciente e, caso necessário, pedir exames de imagem. O tratamento costuma envolver o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, compressas mornas e repouso.
Após a melhora do quadro agudo de dor, o médico poderá solicitar sessões de fisioterapia para que o paciente fortaleça os músculos estabilizadores da coluna. Para prevenir um travamento da coluna, recomenda-se atenção à postura em todos os momentos do dia: trabalhando, dirigindo, ao se deitar, ao praticar esportes, etc.
Ao sentir a coluna travar, busque repousar por alguns minutos antes de ir ao médico. Em caso de dúvidas sobre problemas de coluna, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!