A ciática é a dor correspondente e região nervo ciático, sendo considerada um sintoma de outras disfunções que podem acometer a coluna vertebral, principalmente na região lombar. A dor geralmente se estende da região lombar até a parte de trás da perna, mas na grande maioria dos casos ela pode se irradiar até os pés.
O que é?
O nervo ciático ou isquiático é o maior e mais robusto nervo encontrado no corpo humano, que se inicia na região lombar, passando pela parte posterior da perna e chegando até o hálux (dedão do pé).
Algumas disfunções que ocorrem na coluna vertebral ou de origem muscular podem comprimir ou provocar inflamação do nervo ciático, ocasionando dor. A ciática ou ainda dor ciática, é o termo utilizado para denominar essa dor no nervo ciático. Sendo assim, a ciática é um sintoma de outra disfunção.
Quais as causas?
A ciática pode ser causada pela inflamação ou algum dano no nervo ciático, que pode ocorrer em qualquer parte de sua extensão.
Outra causa muito frequente é a compressão exercida sobre o nervo em decorrência de hérnia de disco na região lombar ou quando há deslizamento de uma vértebra sobre a outra (Espondilolistese). Essa compressão pode ocorrer também por causa de doenças degenerativas como a artrose. Já a compressão direta do nervo pode ocorrer nos casos da síndrome do piriforme. As fraturas, traumas e tumores também são importantes causas de ciática.
Qual é o grupo de risco?
Homens e mulheres fazem parte do grupo de risco, sendo afetados geralmente até os 40 anos de idade.
Os idosos têm uma predisposição diferente para à ciática devido ao envelhecimento natural ou a doenças que são mais freqüentes nessa faixa etária, provocando desgaste e degeneração na coluna vertebral.